A QUALIDADE DAS ÁGUAS: “POLUIÇÃO QUÍMICA”
Essa forma de poluição é definida, principalmente, pelo alto impacto de substancias químicas lançadas nas águas do rio. A forma mais comum de percebê-la é a partir de alguma alteração repentina nas condições originais das águas (cheiro, cor da substância lançada ou alterações da turbidez). Mesmo não sendo um processo permanente, pode causar impacto por meio da eliminação imediata ou gradual dos ecossistemas aquáticos do rio. A forma mais comum de se manifestar é a mortalidade imediata de peixes, quando o índice de toxidade das águas ultrapassa o seu limite de tolerância.
Esse tipo de poluição está diretamente associada aos processos industriais que ocorrem a montante, sendo essa sua origem na maioria dos casos. Assim, a única maneira de evitar que ele ocorra é a prevenção da ocorrência dos eventos de risco, possibilitada por medidas como cadastramento e licenciamento prévio de operações, orientação quanto ao manejo adequado dos processos tecnológicos envolvidos e com a fiscalização exercida pelos órgãos de controle. No estado de São Paulo a fiscalização é exercida pela CETESB.
MORTALIDADE IMEDIATA DE PEIXES
Lançamento de efluentes industriais nos corpos d’água sem tratamento causa poluição de elevado impacto ambiental.
 
Forma mais comum de manifestação da poluição química de um corpo d’água é a mortalidade de peixes, podendo causar a eliminação imediata ou gradual de um ecossistema aquático.
A foto à esquerda mostra o acidente causado pelo derramamento de efluente industrial, composto basicamente por licor de madeira e soda cáustica, proveniente do rompimento da barragem de rejeitos da Fábrica Cataguazes de Papel, localizada no Município de Cataguazes, Estado de Minas Gerais. Esse fato, afetou a qualidade das águas dos rios Pomba e Paraíba do Sul. Os agentes contaminantes detectados foram a soda cáustica, chumbo, enxofre, lignina, hipoclorito de cálcio, sulfeto de sódio, antraquinona e fenóis. Como conseqüência, pelo menos 600.000 pessoas ficaram sem água durante algum tempo.