LEIS QUE REGEM A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL
CONSTITUIÇÃO FEDERAL

“Art 20. São bens da União: ...
III – os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais”

“Art 21. Compete à União : ...
XIX – instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso”

Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997
Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta inciso XIX do art.. 21 da Constituição Federal.
Lei Federal nº 9.984, de 17 de julho de 2000
Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Princípios da Lei nº 9.433/97

água é um bem de domínio público;
água recurso natural limitado dotado de valor econômico;
bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão;
usos múltiplo das águas;
gestão descentralizada e participativa;
em situação de escassez, a prioridade é para o abastecimento humano e a dessedentação (saciar a sede) de animais.

O MODELO PAULISTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
De acordo com a Lei 7.663, de 30 de dezembro de 1991, o modelo paulista baseia-se em três princípios básicos: é descentralizado, integrado e participativo; adota a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gerenciamento de recursos hídricos; e, ao reconhecer o valor econômico da água, implanta a sua cobrança, isto é, adota o princípio “usuário – pagador”.
São ainda partes do modelo os planos de recursos hídricos, tanto no âmbito estadual como no âmbito de cada bacia hidrográfica, o sistema institucional de gerenciamento, mediante colegiados deliberativos, centrais e descentralizados, e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO

ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA