MAS AFINAL O QUE É BACIA HIDROGRÁFICA
Os rios nascem nas montanhas ou nos planaltos. Quando a chuva cai, escolhe um caminho, que é proposto pela forma da montanha. A água que brota da terra começa a descer também, vencendo obstáculos e adaptando-se ao relevo. Na descida, os rios vão se encontrando e formando rios maiores, com mais água. O conjunto de terras drenadas por um rio principal, e seus afluentes é chamado bacia hidrográfica. Atualmente existem vários conceitos para se compreender o que significa uma bacia hidrográfica e esses conceitos estão descritos abaixo:

Conceito 1: Unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Lei 9.433 de 8.01.97, Título I, Capítulo I, dos Fundamentos.
Conceito 2: Região limitada pelos divisores de água, formada por um rio principal e seus afluentes.
Conceito 3: Área onde os usos da água devem ser compartilhados pelo conjunto dos usuários em função da existência e disponibilidade indivisível.
Conceito 4: Bacia de drenagem ou bacia fluvial é o conjunto das terras drenadas por um rio e por seus afluentes. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2ª Edição, Editora Nova Fronteira.
A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO SÃO PAULO
O Estado de São Paulo é formado por 22 UGRHIs (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
A UGRHI (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos) de número 13 é chamada de Tietê / Jacaré, e está localizada no centro do estado de São Paulo