Memorial do Rio Tietê

O traçado do Rio

A viagem pelo Tietê se inicia na Fazenda Nascente do Tietê, na Serra do Mar, numa altitude de 1.030 metros em relação ao nível do mar, a 12 quilômetros para sudeste de Salesópolis, onde rio é apenas um pequeno "olho d'água".

Seu percurso começa em direção noroeste, interior paulista adentro, fugindo do Atlântico que está a apenas 22 quilômetros dali. Em seus primeiros quilômetros atravessa o Planalto Atlântico, cortando terras altas-morros, morrotes e serras - e rochas do Embasamento. Cristalino, que são as rochas do grupo mais antigo da região, entre as quais predominam algumas muito duras e resistentes, com os granitos, os gnaisses e os quartzitos. A região também é formada por rochas mais moles, como xistos, filitos e calcários. As demais estão em corpo pequenos e esparsos.

Todas essa rochas, durante e após sua formação, sofreram esforços violentos que provocaram modificações em sua composição mineralógica inicial, além de deformações do tipo falhas, dobras e fraturas. Essas deformações ocorreram a muito tempo - algo entre 500 milhões e 3,5 bilhões de anos - tempo que vem sendo pesquisado através de vários métodos.

As feições adquiridas pela ação desses fenômenos, associadas à resistência desigual das diferentes rochas da região, são os principais condicionantes no traçado do rio. Ao encontrar facilidades ou dificuldades na escavação do terreno, o leito do Tietê se acomodou em vales entalhados em encostas abruptas, corredeiras e cachoeiras.