Memorial do Rio Tietê

A Região dos Fósseis Gigantes

O último pacote de sedimentos depositados na Bacia Sedimentar do Paraná tem origem fluvial e é conhecido por Formação Bauru. Fica no chamado Planalto Ocidental, a oeste das frentes das Cuestas Basálticas, local onde a superfície é suavemente ondulada e constituída por rochas levemente inclinadas para o interior da Bacia.

Com rochas compostas por argilitos, siltitos, arenitos e conglomerados, a Formação Bauru tem uma espessura de aproximadamente 200 metros. Sua idade presumível é de65 a 100 milhões de anos, e nela são encontrados ossos e dentes de dinossauros, carapaças de tartarugas gigantes e partes de crocodilus - os fósseis de maior porte conhecidos no Brasil.

A força das águas dessa região arrasta em seu fundo uma grande quantidade de material arenoso. Onde as águas perdem força, também perdem sua capacidade de transportar material sólido. Este é então largado, formando ilhas recentes, com formas e tamanhos diversos. Outras vezes, essa areia é depositada nas margens, constituíndo os chamados cordões marginais, com que se isolam lagoas geralmente estreitas e alongadas.