Memorial do Rio Tietê

Arquitetura e Equipamentos Domésticos


 

 

 

 

 

 



Não se pode dizer que o vale Tietê tenha uma arquitetura típica, diferente da de outras partes do Estado, mas que muitos de seus edifícios são adaptações que as bandeiras, as monções e os ciclos do açúcar e do café imprimiram na região, além de diversificações que o desenvolvimento econômico excepcional de algumas das cidades fez prevalecer.

O universo religioso foi responsável por um tipo especial de construção: a das igrejas, freqüentemente o primeiro prédio de qualquer povoado, centro de boa parte da produção artística. Os ituanos, principalmente, primavam pela decoração das suas, e a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, construída entre 1771 e 1782, é um exemplo disso.

Entre as construções do ciclo do café destacavam-se as residências senhoriais que, com seus casarões assobradados, mantinham certas feições do equipamento domiciliar tradicional, como as mesas compridas, as marquesas, as cadeiras de balanço e os altos relógios de pêndulo, e assinalavam a posição social de quem as mandava construir; e destacavam-se as sedes das fazendas, que seguiam o modelo sugerido pelas antecessoras do vale do Paraíba, com vários agenciamentos dispostos em torno de um terreiro e as técnicas construtivas tradicionais: a taipa de pilão, a pedra entaipada e o pau-a-pique. Com o tempo, tanto no campo como na cidade, essas casas começaram a incorporar o tijolo e a madeira serrada.

Desde os anos mais remotos, a pequena casa rural, elemento típico da chamada cultura caipira, também se expandiu ao longo de toda a bacia do Tietê. Feita de pau-a-pique, com cobertura de palha ou sapé, ela tinha em geral de dois a três cômodos e, na cozinha, as barricas velhas com mantimentos, um varal com carne de porco no fumeiro e o fogão de barro, do qual só a chapa era comprada. Equipada com esteiras, camas de varas, jiraus, redes de algodão, forquilhas penduradas junto à parede e, às vezes, oratórios sobre mesas toscas, as casas tinham ainda o pilão que servia para descascar arroz, pilar café, preparar paçoca e limpas o milho para a canjica.