O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Memorial do Rio Tietê

Aves, Mamíferos, Répteis e Peixe

As extensas várzeas do vale do Tietê apresentavam grande diversidade biológica. Como são áreas que ficam periodicamente alagadas, as espécies que nelas viviam precisavam estar entre aquelas que se locomovem adequadamente tanto dentro como fora da água. Entre elas havia animais carnívoros, como o mão-pelada e o gato-mourisco, que se alimentavam basicamente de anfíbios, peixes, insetos e aves aquáticas; animais como a capivara e o cervo-do-pantanal, que se alimentavam de folhas, frutos e vegetais aquáticos; e répteis, como a sucuri, surucu-do-pantana e a jararacuçu-do-brejo.
Atualmente, restam apenas poucos trechos de todas as formações e poucos dos animais que nelas viviam. No caso específico das várzeas, estas estão quase todas destruídas, embora ainda ocupem uma área extensa no reservatório de Nova Avanhadava, onde também há uma razoável variedade de animais, inclusive alguns em extinção, como o jacaré-do-papo-amarelo, o tuiuiú e a lontra.
As águas do Tietê apresentavam, ainda, um nível elevado de piscosidade, e a variedade de peixes existentes antes das barragens era muito mais rica do que a atual. Assim mesmo, incluindo os peixes que se utilizam dos afluentes do Tietê para se reproduzir, cerca de 78 espécies foram recentemente registradas na sua bacia hidrográfica.