Memorial do Rio Tietê

A Unificação das Pequenas Companhias

Em meados da década de 60, amadureceu a idéia ed unir todas as pequenas empresas numa única, através da interligação das redes de transmissão e distribuição, de modo a utilizar o potencial energético de maneira mais racional. Em 1996, por decreto-lei do então Governador Abreu Sodré, as companhias fundiram-se em uma única estatal de energia hidroelétrica, a CESP, mais tarde transformada em Companhia Energética de São Paulo S.A.

No momento de sua fundação, a potência instalada pela CESP atingiu 591.000KW. Com o fim das obras de Jupiá e Ilha Solteira, a potência instalada pela estatal passou, em 1970, a 2.050.000KW, enquanto a da Light descresceu.

Nos anos seguintes, a produção da CESP continuou crescendo em progressão impressionante, sua potência instalada atingindo 8.367.480KW em 1983. Para a comodidade das operações, esssas grandezas levaram ao abandono do termo quilowatt (KW), equivalente a mil watts, e à adoção do termo mega watt (MW), equivalente a um milhão de watts.

Em 1990, a potência instalada pela CESP atingiu 8.649MW, produzidos através de 19 usinas hidrelétricas instaladas no estado, correspondendo a 88% de toda a energia elétrica gerada em São Paulo e 28% do pais.